Ferramenta NOTA 9 da semana!

Olá povo leitor do CIALINUX!
Como contribuição rápida para a comunidade, segue a dica de uma ótima ferramenta:

Dropbox! (https://www.dropbox.com/)

Após a criação da sua conta, você pode fazer download e instalar o software em seu Linux e ele se encarrega de fazer o sincronismo de tudo que você armazena em seu diretório ~home/Dropbox para dentro do espaço limite de sua conta na web.Este software também pode ser instalado em outros sistemas operacionais, seja ele Windows, Linux, Mac ou iPhone. E caso precise, seus dados estão disponíveis para gerenciamento (download, upload, criacao de pastas, controle de versões) depois de autenticar pela própria página WEB.

Em conjunto com o Dropbox, recomendo o uso do Maildrop. Vejamos…

Maildrop! (http://sites.google.com/site/mjwarren86/home) – obs.: não é o famoso mta não.

O Maildrop é o seguinte: Você faz download do software, instala e configura nele a sua conta do gmail (ou qualquer outra que lhe interesse). Pronto, ele trabalha junto com o Dropbox, porém, vai um pouco mais além… Ele se encarrega de conectar periodicamente em sua conta gmail e fazer download dos anexos de todos os e-mails que chegam e são armazenados com label Dropbox dentro sua caixa de entrada. Esse download ele armazena no seu diretório de sincronismo do Dropbox. Logo o Dropbox se encarrega de fazer o upload desse anexo… 😉

Ou seja, facilmente você configura na aba “Settings” do seu gmail, um filtro para que as mensagens com assunto Dropbox sejam etiquetadas com a label “Dropbox” e pode mandar arquivos como anexo para seu endereço de e-mail @gmail (consequentemente para seu Dropbox) de qualquer lugar do mundo.

Pelomenos até um spammer descobrir que você configurou o assunto “Dropbox” e lotar sua caixa de mensagens! hehehe

A parte ruim é que o Maildrop só tem pra Windows por enquanto. Mas logo a comunidade Software Livre se encarrega de codificá-lo par Linux. Quanto a isso não tenho dúvidas.

Fica a dica!

Obs.: Sabe aquela ferramenta que você instala, usa, e recomenda, sem presenciar defeito algum? É o Dropbox. Não tem o que tirar nem colocar, é perfeito! Alias, cada pessoa que recebe seu convite para a ferramenta e passa a utilizar, você e a pessoa ganham +250MB de armazenamento. E porquê então a nota 9 do título? Porque o Maildrop ainda não tem pra Linux.. 😀

Ótima semana a todos!

Por: Hudson Murilo dos Santos

Referências:

http://pplware.sapo.pt/software/maildrop-automatize-o-dropbox/

One thought on “Ferramenta NOTA 9 da semana!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *