Bom, para quem está iniciando com esta excelente distribuição Enterprise, e quer manter o sistema devidamente atualizado.
Registrando o sistema no RedHat Network (não necessário para CentOS)
O registro e cadastro do seu sistema junto a ReedHat Network pode ser feito em modo texto, com o comando rhn_register. O aplicativo fará o cadastro de seu sistema, pacotes instalados, configuração de hardware, etc. Isso habilita localmente os repositórios oficiais da RedHat para que posteriormente possamos utilizar o yum para os as atualizações do sistema.
Os passos a serem feitos no rhn_register são simples. neste deve ser informado o usuário e senha de registro de sua licença, informar os dados solicitados e relizar o upload do perfil. Feito isso, já podemos iniciar as atualizações.Identificando as atualizações disponíveis (valido para CentOS)
Para listarmos as atualizações disponíveis, usaremos a opção check-update do yum:
yum check-update
Com isso já podemos ter uma noção das atualizações necessárias. Assim podemos realizar uma atualização completa:
yum -y update
Ou parcial:
yum -y update NOME_PACOTE
Dica: Sempre utilize o NOME_PACOTE conforme listado pelo comando yum check-update. Isto garante que o pacote a ser utilizado será exatamente o listado. Por que disso?
Ao listarmos os pacote disponíveis via yum check-update ou até mesmo com yum search podemos ter resultados diferentes, tais como:
libgcc.i686 : GCC version 4.4 shared support library
libgcc.x86_64 : GCC version 4.4 shared support library
Nestes casos, podemos ter certeza que o pacote a ser instalado é para a arquitetura desejada. Pacote de bibliotecas para desenvolvimento geralmente estão disponíveis em mais de uma arquitetura.
Por: Franklin Moretti
Referências: man yum