Mês: janeiro 2010

Compreendendo o uso de SNAPSHOTs em unidades LVM

Olá pessoal,

Ha algum tempo atrás (ha um ano talvez) venho utilizando LVM2 para quase tudo. Este “cara” é simplesmente fantástico. Mas para muitos pode ficar algumas perguntas (que eu me fiz umas 400 vezes) …

Como funciona a utilização do espaço reservado para um SNAPSHOT de unidades LVM? Porque temos que informar um tamanho para esta “foto”? Em fim…

O tamanho que informamos no comando de criação de um SNAPSHOT (lvcreate -LXX{M,G,T…} -s /dev/VGNAME/LVNAME) é a quantidade de physical extents (PE, ou tamanho em Mb, Gb, etc) que reservamos no VG da unidade LVM para que seja armazenado os metadados das alterações que são sofridas na unidade LVM após a criação do SNAP.

Exemplo:

Read More

Atualizando RedHat EL5 e CentOS em modo texto

Bom, para quem está iniciando com esta excelente distribuição Enterprise, e quer manter o sistema devidamente atualizado.

Registrando o sistema no RedHat Network (não necessário para CentOS)

O registro e cadastro do seu sistema junto a ReedHat Network pode ser feito em modo texto, com o comando rhn_register. O aplicativo fará o cadastro de seu sistema, pacotes instalados, configuração de hardware, etc. Isso habilita localmente os repositórios oficiais da RedHat para que posteriormente possamos utilizar o yum para os as atualizações do sistema.

Os passos a serem feitos no rhn_register são simples. neste deve ser informado o usuário e senha de registro de sua licença, informar os dados solicitados e relizar o upload do perfil. Feito isso, já podemos iniciar as atualizações.

Read More

Identificando e eliminando processos Zumbis em Linux

Post curto e muito útil…


Geralmente nos deparamos, ao utilizar o aplicativo de monitoramento de CPU top que nosso sistema Operacional Possui Processos Zumbis (defunct). Abaixo segue uma maneira rápida e simples de identificar e possivelmente eliminar estes processos (nem sempre é possível).

Identificando o processo ZUMBI:

Read More