Segue breve dica de como manipular os jobs do linux com os comandos jobs, fg e bg e também com a combinação ctrl+z.
Vamos trabalhar com 03 processos:
vim teste.txt
vim teste02.txt
man ascii
Segue vídeo de um nerd manipulando estes três jobs:
Ah, tem também o bg que não usei no vídeo, mas serve para não deixar um comando “congelado”. Quando pressionamos a combinação ctrl+z ele fica congelado aguardando utilização (não fica processando), por exemplo, se você usar ctrl+z logo após abrir processo do xmms com música tocando, a música vai parar de tocar pois o processo para de processar. Daí pra fazer a música voltar sem voltar para o processo, basta usar o ‘bg‘. Se existirem outros jobs, fazer bg <numero_do_job>.
Por: Hudson Murilo dos Santos
Referências: man bash (sessão JOB CONTROL)
100% usado no dia-a-dia de TI….
Quer ver quando damos um gzip sem & no final da linha… Mão na roda total.
Flw…
Junto a estes conceitos, sugiro conhecerem o screen, escrevi sobre ele ontem: http://jmmwrite.wordpress.com/2011/02/16/screen-gerenciando-multiplos-terminais-eficientemente/
Ótimas dicas! 🙂
Obrigado Juliano pela leitura e contribuição nos comentários do blog..
Realmente, o SCREEN é muito eficiente, ogrigado pela sugestão de conhecimento.
Há algum tempo publicamos aqui no BLOG o seguinte POST também sobre o SCREEN, bem completo e reunindo uma série de outras funcionalidades bem interessantes:
http://cialinux.wordpress.com/2008/12/11/screen-para-consolidar-sessoes-ssh/
Vale a pena conferir…Li o “man screen” algumas vezes antes de elaborar este post.. hehe!!
Forte abraço cara, vamo que vamo!! Obs.: Adicionei seu blog nos links do blogroll aqui no menu lado direito.
Atenciosamente,
Hudson Santos
Diga bem legal mesmo. Parabéns pela didática.
Obrigado Diego, volte sempre.
Opa, adicionei seu Blog nos meus links tbm. Valeu. []s
Podia ter ido mais a fundo, falando do modo -m (monitor) que permite controle fino dos jobs (e o bg e fg, etc.) e o seu contraparte +m (desliga o modo monitor) que impede o controle mas por outro lado permita que você saia do shell de login sem matar os processos pendentes. Podia ainda ter entrado em como os grupos de processo funcionam em Unix e descrever o comando “disown”, descrever sinais, falar do comando trap, porque essas coisas serão bem importantes pra quem usar o Ctrl-X, bg, fg e jobs. Podia ter falado do “stty tostop”, que suspende o processo em background se ele tentar enviar saída pro terminal atual.
Olá Patola,
Obrigado pela contribuição aqui nos comentários no BLOG CIALINUX.
E também por sua opinião de que poderia ter ido mais a fundo no assunto. Com certeza todos irão estudar as funcionalidades que você comentou (inclusive eu, pois não conhecia estes recursos legais que você contribuiu) e em breve pode ser que tenha um novo post mais aprofundado sobre algum assunto já postado aqui no BLOG.
Concordo com você, realmente tudo pode ser aprofundado, todos os POSTS aqui nunca são completos e servem justamente para outras pessoas aprofundarem seu conhecimento cada vez mais. A idéia é justamente essa, vamos nos aprofundando aqui nos comentários sobre o POST…
Desde a época daquele filósofo grego Sócrates existe uma frase que diz “Quanto mais sei, mais sei que nada sei..”.
Mais uma vez obrigado pela leitura e volte sempre.
Cordialmente,
Hudson Santos